STF mantém exigência de nível superior para cargo de técnico do Ministério Público da União

Defesa Civil de Joinville monitora possibilidade de temporais, maré alta e ventos fortes
25 de agosto de 2025
Inscrições continuam abertas para palestra de Ana Paula Araújo no TJSC sobre violência doméstica
25 de agosto de 2025

STF mantém exigência de nível superior para cargo de técnico do Ministério Público da União

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

O Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, manteve a exigência de curso superior completo para o cargo de técnico do Ministério Público da União (MPU). A decisão foi tomada na sessão virtual encerrada em 23 de maio, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7710, proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na ação, a PGR questionava dispositivos da Lei 14.591/2023, inseridos por emendas parlamentares, que elevaram de nível médio para superior o requisito de escolaridade para ingresso nos cargos de técnico do MPU. O argumento era de que a medida teria avançado em matéria de iniciativa do chefe do Ministério Público e não estaria em conformidade com o tema da proposição original.

Aperfeiçoamento da qualificação técnica dos servidores

De acordo com o entendimento do relator, ministro Dias Toffoli, a exigência de nível superior para o cargo de técnico apenas “alçou o status” de determinados cargos do quadro funcional do MPU, sem desfigurar o projeto de lei original proposto pelo procurador-geral da República.

Toffoli ponderou que a medida tem pertinência temática com o projeto, não gera impacto orçamentário direto na União e está dentro dos limites constitucionais. Nesse sentido, ressaltou a consonância com o interesse público ao buscar o aperfeiçoamento da qualificação técnica dos servidores.

Ficaram vencidos os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. O ministro Edson Fachin acompanhou o relator com ressalvas.

Em fevereiro, o STF já havia decidido de forma semelhante em relação à exigência de curso superior para cargo de técnico do Poder Judiciário da União, no julgamento da ADI 7709.

(Jean Peverari/AS//CF)

13/9/2024 – PGR questiona exigência de curso superior para cargos técnicos do TJDFT e do MPU

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-mantem-exigencia-de-nivel-superior-para-cargo-de-tecnico-do-ministerio-publico-da-uniao/