Publicado em: — noticias.stf.jus.br
No Artigo 5º desta quarta, discutimos como o uso da linguagem simples pode aproximar a população do sistema de Justiça. O juridiquês — linguagem técnica e complexa do meio jurídico — ainda é uma barreira real ao acesso à informação e ao pleno exercício dos direitos. Para debater o tema, o programa recebe Patrícia Perrone Campos Mello, secretária de Altos Estudos do STF, e Christine Peter da Silva, assessora jurídica do Supremo e professora de Direito Constitucional. Entenda por que clareza também é justiça.
O programa vai ao ar quarta, às 19h, no canal 1, em Brasília, ou reveja na playlist do programa no nosso canal do YouTube. Você também pode acompanhar no app TV Justiça +.
Confira também:
Documentário – 6/6, às 12h30
Sigilo profissional é tema do Documentário da TV Justiça. O segredo é a alma do negócio. Em algumas profissões e ofícios, mais do que a alma do negócio, o sigilo é uma exigência legal. É o caso de médicos, psicólogos, advogados e padres, por exemplo. Além de punição administrativa, casos mais graves motivados pela revelação de um segredo podem levar a um processo penal.
No documentário “Sigilo Profissional”, você confere como os códigos de ética tratam o tema, o que pode acontecer quando há quebra de confiança e quais são as exceções à regra.
Toda sexta, às 12h30, na programação da TV Justiça.
Reveja a playlist do programa no YouTube.
“Como Funciona Aí?”- 9/6, às 9h30
No “Como Funciona Aí?” – um programa para entender como funcionam as leis lá fora –, você vai saber um pouco mais sobre o turismo feminino pelo mundo.
O turismo feminino é um mercado que vem crescendo nos últimos anos, movimenta agências de viagens, plataformas de hospedagens e, principalmente, a vida de quem adora uma aventura. Uma experiência e tanto, mas será que as mulheres podem viajar sem se preocupar com assédio e segurança? Existem leis internacionais de proteção à mulher? As respostas você confere no “Como Funciona Aí?”.
Essa edição você confere na segunda, às 9h30, na programação da TV Justiça.
Confira a playlist do programa no YouTube.
Iluminuras: 14/6, às 20h30
O Iluminuras desta semana fala sobre o Tribunal de Júri e o racismo. Para falar sobre o assunto o programa recebe a defensora pública Mayara Tachy, autora do livro “Réus negros, jurados brancos: a condenação da raça no Tribunal do Júri”. A obra traça as questões históricas que envolvem o racismo estrutural, fala sobre o polêmico e contestável catálogo de suspeitos apresentado nas delegacias e os debates em torno da paridade racial no Tribunal do Júri.
Todos os sábados, às 20h30, na programação da TV Justiça.
Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/tv-justica-aborda-a-linguagem-simples-no-judiciario-no-programa-artigo-5o/