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No dia 13 de agosto, a Receita Federal em Palmas, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), lançou o Desafio Integrado RFB/IFTO: Protagonistas da Cidadania Fiscal no Campo, que será destaque na VII Mostra Científica de Administração Rural.
A ação integra o Acordo de Cooperação Técnica nº 12/2023/REI/IFTO, que define as bases da parceria entre as duas instituições em projetos de extensão universitária, conectando educação fiscal, pesquisa aplicada e desenvolvimento sustentável. O desafio busca estimular os estudantes a refletirem sobre a importância da tributação e da boa gestão pública no contexto rural, reforçando o protagonismo estudantil e a consciência cidadã.
Planejamento conjunto
O processo de construção da iniciativa contou com uma reunião de alinhamento realizada em 05 de agosto entre a equipe da Receita Federal e a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFTO, Paula Karine Amorim. Nesse encontro, foram definidos os critérios de avaliação e outras diretrizes fundamentais para a execução do projeto, assegurando clareza e transparência no processo.
Como funciona
O desafio propõe às turmas a produção de um vídeo criativo de até três minutos com o tema:
“Educação Fiscal e Administração Rural: qual a conexão no campo? ”
Nos vídeos, os estudantes devem explicar de forma acessível o que é educação fiscal, a importância da boa gestão para empresas rurais e os impactos dos tributos no campo , como na infraestrutura, assistência técnica, escolas e políticas públicas, a exemplo do Pronaf. Também precisam apresentar exemplos práticos de cidadania fiscal no meio rural e sugerir ações concretas que incentivem a participação da comunidade, como exigir nota fiscal, fiscalizar gastos públicos e participar de audiências municipais.
Além do conteúdo, são valorizados a criatividade, o protagonismo estudantil, a qualidade técnica e o engajamento com a comunidade. Para isso, os vídeos podem incluir encenações, entrevistas e visitas a propriedades familiares.
Avaliação
A avaliação dos trabalhos será realizada a partir de critérios objetivos definidos pela Receita Federal e pelo IFTO. Serão considerados aspectos como clareza do conteúdo, conexão com a prática no campo, proposição de ações cidadãs, criatividade e protagonismo estudantil, qualidade técnica dos vídeos e engajamento com a comunidade.
Os vídeos já estão disponíveis no perfil do Instagram da Mostra, onde o alcance e a interação com o público também funcionam como elemento complementar de avaliação.
Para a pró-reitora Paula Karine Amorim, a proposta amplia o alcance da educação fiscal:
“Esse desafio vai muito além da competição. Ele fortalece o protagonismo estudantil e aproxima o debate sobre educação fiscal da realidade do campo, mostrando como a boa gestão dos recursos públicos impacta diretamente a vida das comunidades rurais”, ressaltou.
Acompanhe
Acesse aqui os vídeos feitos pelos alunos
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