K9 Max: um novo reforço para a Alfândega da Receita Federal em Brasília

Quarta Turma dispensa quebra de sigilo bancário para busca de patrimônio no sistema Sniper, do CNJ
21 de janeiro de 2026
Exibir tudo

K9 Max: um novo reforço para a Alfândega da Receita Federal em Brasília

Publicado em: — www.gov.br

No final do mês de dezembro, a Alfândega da Receita Federal em Brasília ganhou um importante aliado no combate ao tráfico de drogas e no fortalecimento das ações de fiscalização no Aeroporto Internacional da capital federal. Trata-se do K9 Max, um cão da raça Border Collie especialmente treinado para a detecção de entorpecentes como cannabis, cocaína, ecstasy, entre outras substâncias ilícitas.

Max é o terceiro agente K9 a integrar o time da Alfândega, que já conta com o Pastor-Belga Malinois Rock e o Pastor-Alemão Bruce. A chegada do novo cão amplia a capacidade operacional da Seção de Vigilância e Repressão ao Contrabando e ao Descaminho (Savig), sendo uma estratégia diferenciada para o ambiente aeroportuário.

Por ser um Border Collie, raça conhecida por sua aparência mais familiar e menos ostensiva, Max se mostra ideal para fiscalizações em áreas com grande circulação de passageiros, contribuindo para abordagens mais discretas e eficazes.

Além do trabalho operacional, Max é o primeiro cão da Receita Federal a receber treinamento específico para apresentações institucionais e interação social. De temperamento dócil, ele adora receber carinho, especialmente de crianças, e se tornou um integrante fundamental nas ações de Cidadania Fiscal, aproximando o órgão da sociedade e ajudando a educar o público sobre o papel da Receita Federal.

Seja bem-vindo, Max. A Receita Federal e a sociedade contam com você.

K9 Max
K9 Max
K9 Max
K9 Max

Fonte oficial:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2026/janeiro/k9-max-um-novo-reforco-para-a-alfandega-da-receita-federal-em-brasilia

Fonte:
www.gov.br