
Publicado em: — www.gov.br
No dia 17 de novembro, a Delegacia da Receita Federal em Sorocaba realizou a doação de aproximadamente 6 mil minicomputadores para 73 prefeituras municipais, 17 entidades com projetos sociais, duas unidades prisionais (masculina e feminina) e um quilombo.
Esses equipamentos foram produzidos a partir da descaracterização de TV Boxes apreendidos, em parceria com 12 Instituições de Ensino Superior (IES), incluindo quatro campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Salto, Boituva, Sorocaba e Itapetininga, seis campi da Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo (Fatec) – Sorocaba, Votorantim, Itu, São Roque, Tatuí e Itapetininga, além da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). As equipes substituíram o software ilegal que permitia acesso indevido a canais fechados por um sistema operacional Linux, com acesso à internet, pacote básico de escritório e aplicativos educativos. O objetivo é promover o letramento digital, especialmente entre alunos do ensino fundamental.
Esse projeto começou em 2022 com o IFSP Salto descaracterizando 420 unidades; e, a partir de 2023, passou a contar com as demais instituições parceiras. Em 2023, foram doadas 1.500 unidades; em 2025, esse número foi quadruplicado, demonstrando a expansão e relevância da iniciativa.
Durante a cerimônia, houve uma apresentação sobre os trabalhos realizados nas aduanas e fronteiras.
O evento recebeu elogios e reconhecimento pelo impacto social da iniciativa.
A Receita Federal atua para garantir justiça fiscal e promover cidadania, desenvolvendo projetos que transformam mercadorias apreendidas em benefícios para a sociedade.
Fonte:
www.gov.br