STF homologa acordo que amplia uso de câmeras corporais na PM de São Paulo
31 de agosto de 2025
STF determina apuração imediata sobre alegações de fraude em acordo da CBF
31 de agosto de 2025
Exibir tudo

Confira a pauta de julgamentos do STF desta quinta-feira (8)

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

A pauta do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) traz para julgamento nesta quinta-feira (8) um recurso que discute a exigência de inscrição de advogado público nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício de suas funções públicas.

A questão está em debate no Recurso Extraordinário (RE) 609517, apresentado pela OAB – Seccional de Rondônia e tem repercussão geral. Com isso, a decisão tomada pelo STF no processo valerá para todos os casos semelhantes em tramitação na justiça.

Também está prevista a continuidade do julgamento sobre a validade de uma regra do Código Penal que prevê aumento de pena para crimes contra a honra de funcionário público e dos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados ou do STF em razão de suas funções. O tema é objeto da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 338.

Confira, abaixo, um resumo dos processos previstos para julgamento:

Recurso Extraordinário (RE) 609517 – Repercussão geral (Tema 936)
Relator: ministro Cristiano Zanin
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Rondônia x União
O tema em discussão é a exigência de inscrição de advogado público nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil para o exercício de suas funções públicas. O recurso contesta decisão judicial que reconheceu o direito de um advogado atuar judicialmente em nome da União, independentemente de sua inscrição na OAB – Seccional Rondônia. O julgamento passou para sessão presencial após pedido de destaque do ministro Edson Fachin. Saiba mais aqui.
Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 338
Relator: ministro Luís Roberto Barroso
Partido Progressista x Congresso Nacional e Presidente da República
O PP questiona o inciso II do artigo 141 do Código Penal, que prevê aumento de um terço na pena em crimes contra a honra cometidos contra funcionário público, em razão de suas funções. Saiba mais aqui.

Ação Originária (AO) 2417 – Embargos de Declaração
Relator: ministro Nunes Marques
Ministério Público Federal x Luis Felipe Belmonte & Advogados Associados e União
Embargos de declaração em que o Ministério Público questiona decisão que não reconheceu sua legitimidade para atuar em ação originária que discute a questão de honorários advocatícios sobre ações coletivas aprovados sem anuência dos trabalhadores, além da dedução e pagamento desses honorários junto com os honorários assistenciais. O julgamento passou da sessão virtual para a presencial após pedido de destaque do ministro Flávio Dino.

Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1196
Relator: ministro Flávio Dino
Partido Comunista do Brasil x Município de São Paulo
Referendo de medida cautelar do relator determinando limite para os valores cobrados por serviços funerários na cidade de São Paulo. A ação discute a concessão desses serviços à iniciativa privada para exploração de cemitérios e crematórios públicos na capital paulista. Saiba mais aqui.
Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 972
Relator: ministro Edson Fachin
Associação Brasileira de Proteína Animal x Tribunal Superior do Trabalho (TST) e outros
Questiona uma série de decisões da Justiça do Trabalho que teriam aplicado analogicamente, às empresas do setor avícola, a regra do artigo 72 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que fixa um período de descanso de dez minutos, a cada noventa minutos de trabalho, regra aplicável aos serviços de mecanografia (datilografia, escrituração ou cálculo).

(Adriana Romeo/CR//AL)

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/confira-a-pauta-de-julgamentos-do-stf-desta-quinta-feira-8-2/

Fonte:
noticias.stf.jus.br