TV Justiça aborda judicialização da saúde: os efeitos das decisões judiciais sobre a saúde pública

STF vai decidir se é válida a regra que proíbe acesso de pessoas casadas a curso de formação de militares
28 de agosto de 2025
STF marca audiência pública para discutir emendas parlamentares impositivas
29 de agosto de 2025
Exibir tudo

TV Justiça aborda judicialização da saúde: os efeitos das decisões judiciais sobre a saúde pública

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

A judicialização da saúde envolve um cenário complexo e desafiador. A saúde é direito de todos e dever do Estado, de acordo com a Constituição Federal de 1988. Mas, em contrapartida, o governo alega que, diante das inúmeras ações na Justiça, a sustentabilidade financeira do Sistema Único de Saúde (SUS) está em risco.

De acordo com o STF, em 2020 foram protocoladas, em média, 21 mil novas ações judiciais por mês relacionadas à saúde. Em 2024, o número saltou para 60 mil. O aumento é impulsionado pela demanda crescente por medicamentos e tecnologias ainda não incorporados ao SUS e ao rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Para discutir essas e outras questões, o programa Iluminuras entrevista, nesta semana, o juiz Hercy Ponte de Alencar, autor do livro “Judicialização da Saúde: análise crítica sobre a decisão judicial no fornecimento de medicamentos de alto custo pelo SUS”. A obra apresenta propostas para desafogar o Judiciário e garantir a saúde financeira dos cofres públicos. “Hoje, temos um excesso de demandas judiciais na área da saúde que, de certa forma, desequilibra o sistema”, afirmou o magistrado na entrevista.

Todos os sábados, às 20h30, na programação da TV Justiça.

 Confira a playlist do programa no YouTube.

Confira também:

Saber Direito –19 a 23/5, às 8h

Ana Bernal apresenta um curso sobre Direito Penal, com foco é a Lei Maria da Penha. A professora traz o contexto histórico da lei, fala sobre as medidas protetivas de urgência, os procedimentos penais no atendimento às vítimas, as políticas públicas e as redes de apoio.

De segunda a sexta, às 8h, na programação da TV Justiça.

Confira a playlist do programa no YouTube.

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/tv-justica-aborda-judicializacao-da-saude-os-efeitos-das-decisoes-judiciais-sobre-a-saude-publica/

Fonte:
noticias.stf.jus.br