STF segue com oitiva de testemunhas na ação penal que apura tentativa de golpe de Estado

CVJ aprova projetos que preveem Orçamento de R$ 25,7 bilhões nos próximos 4 anos
27 de agosto de 2025
TJSC firma permuta de imóveis com União para ampliar eficiência administrativa na capital
27 de agosto de 2025
Exibir tudo

STF segue com oitiva de testemunhas na ação penal que apura tentativa de golpe de Estado

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu, na manhã desta quinta-feira (22), sete testemunhas indicadas pela defesa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro e réu na Ação Penal (AP) 2668, que investiga a tentativa de golpe de Estado destinada a depor o governo legitimamente eleito, em outubro de 2022. A audiência foi conduzida pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

As oitivas foram realizadas por videoconferência entre 8h e 9h20. Depuseram João Batista Bezerra, Edson Diehl Ripoli, Júlio Cesar de Arruda (também indicado pela defesa de Jair Bolsonaro), Fernando Linhares Dreus, Raphael Maciel Monteiro, Luís Marcos dos Reis e Adriano Alves Teperino. A testemunha Flávio Alvarenga Filho foi dispensada.

Mauro Cid integra o chamado “Núcleo 1” ou “Núcleo Crucial” da articulação golpista, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro; do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier dos Santos; do ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem; do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; do ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; e do ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, Walter Braga Netto.

Todos respondem por cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

As audiências de instrução da AP 2668 seguem agendadas até 2 de junho.

19/05/2025 – STF ouve primeiro grupo de testemunhas na ação penal que apura tentativa de golpe de Estado

21/05/2025 – STF ouve ex-comandante da Aeronáutica como testemunha em ação que apura tentativa de golpe de Estado

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-da-seguimento-a-oitiva-de-testemunhas-na-acao-penal-que-apura-tentativa-de-golpe-de-estado/

Fonte:
noticias.stf.jus.br