CPI das Bets: STF decide que influenciadora Virgínia pode ficar em silêncio em perguntas que possam incriminá-la
30 de agosto de 2025
STF rejeita pedido de suspensão de julgamento de Carla Zambelli
30 de agosto de 2025
Exibir tudo

STF retoma audiência de conciliação sobre lei do marco temporal

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta segunda-feira (12) os trabalhos da comissão especial que discute a lei do Marco Temporal (Lei 14.701/23) para demarcação de terras indígenas. O encontro analisou os artigos 19 a 32 do anteprojeto de lei elaborado pelo gabinete do ministro Gilmar Mendes, com base nas sugestões apresentadas em reuniões anteriores.

Na abertura da audiência, o ministro Gilmar Mendes, relator das cinco ações relacionadas à lei, destacou a necessidade da busca de consenso entre os membros da comissão. O decano do STF observou que qualquer decisão judicial, seja pela manutenção ou pela revogação da lei, não encerrará os conflitos no campo nem resolverá os impasses sobre a demarcação de terras indígenas. “Quem aposta no conflito não defende o interesse público, tampouco busca proteger o direito dos indígenas, pois o impasse ocasiona a não demarcação de boa parte dos territórios dos indígenas, assim como acirra as lutas no campo”, afirmou.

Durante a audiência, os participantes avançaram na análise do anteprojeto e discutiram os artigos 19 a 32, que tratam do uso e da gestão das terras indígenas, além do processo de consulta aos povos originários. A próxima audiência, marcada para 19 de maio, continuará o debate a partir do artigo 32, que trata das atividades econômicas nesses territórios.

(Paulo Roberto Netto//GMGM)

Audiência de Conciliação - ADC 87 - 12/05/2025

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-retoma-audiencia-de-conciliacao-sobre-lei-do-marco-temporal/

Fonte:
noticias.stf.jus.br