STF invalida lei de Alagoas que proibia apreensão de veículos sem licenciamento

Secretaria de Habitação de Joinville faz inscrição e atualização do Cadastro Habitacional durante o Salão do Imóvel
26 de agosto de 2025
Veja os últimos entendimentos do TJ na edição n. 154 do Informativo da Jurisprudência de SC
26 de agosto de 2025
Exibir tudo

STF invalida lei de Alagoas que proibia apreensão de veículos sem licenciamento

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou lei de Alagoas que proibia a apreensão ou a retenção do veículo se o condutor não comprovasse o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais (DPVAT) e do licenciamento. A decisão foi tomada na sessão virtual encerrada em 16/5, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6694, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O colegiado seguiu o voto do relator, ministro Nunes Marques, pela inconstitucionalidade da Lei estadual 8.311/2020. Ele apontou que o não pagamento de tributos e encargos e as sanções impostas ao proprietário do veículo dizem respeito a trânsito e transporte, matéria que compete privativamente à União regular.

Nunes Marques lembrou que o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) já normatiza as hipóteses de apreensão, retenção e remoção de veículos não licenciados por inadimplência de tributos e encargos. Segundo o ministro, como já existe lei de alcance nacional sobre a questão, os entes federados não estão autorizados a disciplinar a matéria.

(Adriana Romeo/AS//CF)

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-invalida-lei-de-alagoas-que-proibia-apreensao-de-veiculos-sem-licenciamento/