Na COP, Davi aponta importância estratégica da Amazônia
7 de novembro de 2025
Senado participa da COP 30 em meio a uma agenda com urgência global
7 de novembro de 2025
Exibir tudo

Receita Federal participa da premiação InovaClima Brasil 2025

Publicado em: — www.gov.br

Na tarde de 5 de novembro, a Receita Federal, representada pela 8ª Região Fiscal, participou do prêmio InovaClima Brasil 2025, evento realizado no âmbito do Summit Agenda SP+Verde, na capital paulista.

O Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, zona Oeste de São Paulo, local escolhido para o evento, é simbólico, pois já foi um grande depósito de lixo que, em 1989, começou a ser transformado, sendo hoje um dos mais belos parques da cidade.

Com um palco principal e quatro palcos temáticos (Finanças Climáticas e Investimentos Verdes; Justiça Climática e Sociobiodiversidade; Resiliência Urbana e o Futuro das cidades; e Transição Energética e Descarbonização), o evento também incluiu áreas de inovação, espaço de economia circular, rodada de negócios, espaços para networking e visibilidade dos patrocinadores, área gastronômica e de alimentação, além de toda a infraestrutura necessária para garantir uma experiência de alto nível para os participantes. O objetivo principal foi o de promover um grande debate sobre desenvolvimento sustentável e economia verde.

O Summit Agenda SP+Verde é um evento pré-Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP) promovido pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de uma plataforma catalisadora de parcerias e conexões, que visa estabelecer bases comuns rumo a resultados ambiciosos. ‌ O evento reúne público de alto nível, nacional e internacional, visando gerar cooperação de impacto por meio de diálogos orientados para a ação e a articulação multissetorial em temas como investimentos verdes, justiça climática, resiliência urbana, transição energética e economia circular.

A participação da Receita Federal se deu na tarde de anteontem, no Prêmio InovaClima Brasil 2025, ocorrido no espaço de Finanças Climáticas e Investimentos Verdes. Além da premiação aos vencedores e participantes e lugar na banca julgadora, ocupado pela gerente do projeto Receita Federal Verde, auditora-fiscal Marina Aiello Sartor, houve espaço para que a superintendente da 8ª Região Fiscal, auditora fiscal Márcia Cecília Meng, pudesse apresentar as iniciativas verdes e de impacto social e ambiental da Receita Federal, bem como reforçar e reafirmar o compromisso do Órgão com as Instituições de Ensino Superior na busca de soluções sustentáveis para o destino de mercadorias apreendidas a serem transformadas em soluções úteis para a sociedade.

O prêmio InovaClima Brasil 2025 é uma competição nacional de inovação em duas vertentes temáticas que impactam diretamente no clima: agricultura sustentável e descarbonização/transição energética. Na primeira etapa, foram selecionados 30 projetos de startups e pesquisadores de todas as regiões brasileiras. As propostas aprovadas serão desenvolvidas ao longo de seis meses com metodologia proprietária de desenvolvimento de pesquisa e startups de impacto climático positivo, construída a partir da expertise em deep techs do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec).

A vertical de Agricultura Sustentável InovaClima Brasil 2025 busca impulsionar soluções inovadoras que tornem o setor agro mais eficiente, regenerativo e resiliente às mudanças climáticas. O foco está no desenvolvimento de tecnologias, processos e modelos de negócios que promovam a redução de emissões de carbono, uso inteligente dos recursos naturais, aumento da produtividade sustentável e preservação da biodiversidade.

A vertical de Descarbonização e Transição Energética do InovaClima Brasil 2025 tem como objetivo impulsionar soluções inovadoras que acelerem a redução de emissões de carbono e promovam um modelo energético mais limpo, eficiente e sustentável. O programa busca startups, pesquisadores e empresas que desenvolvam tecnologias para captura e armazenamento de carbono (CCUS), eletrificação de processos, hidrogênio verde, biocombustíveis, energias renováveis, eficiência energética, mobilidade sustentável e compensação de emissões.

Participaram do evento representando a Receita Federal, a superintendente da 8ª Região Fiscal, auditora-fiscal Márcia Cecília Meng, o superintendente-adjunto, auditor-fiscal André Luiz Gonçalves Martins, o chefe do Serviço de Mercadorias Apreendidas (Semap08), analista-tributário Rodrigo Soares D’Alessandro, a gerente do projeto Receita Federal Verde, auditora-fiscal Marina Aiello Sartor, e o gerente substituto do projeto Receita Federal Verde, analista-tributário Eduardo Augusto Caimbro.

Fonte oficial:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2025/novembro/receita-federal-participa-da-premiacao-inovaclima-brasil-2025

Fonte:
www.gov.br