Publicado em: — www.gov.br
A equipe de vigilância e repressão da Receita Federal em Cáceres/MT esteve no município de Pontes e Lacerda para uma fiscalização de rotina nos dias 16 e 17 de setembro.
O município, que tem alta taxa de criminalidade, é conhecido por ter elevado o índice de prisões por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes ambientais, como extração de ouro em garimpo ilegal.
No primeiro dia, a fiscalização contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foram realizadas inspeções em ônibus, incluindo um vindo da Bolívia. Roupas, brinquedos e eletrônicos estão entre os principais itens apreendidos.
Na manhã do dia 17, a equipe aduaneira fiscalizou empresas transportadoras do município. A ação resultou na apreensão de 200 kg de explosivos, que, provavelmente, seriam destinados aos garimpos ilegais, além de anabolizantes e cigarros eletrônicos. Apesar da produção dos explosivos ser nacional, o material foi retido por configurar crime previsto no art. 253 do Código Penal e no art. 56 da Lei de Crimes Ambientais. Ambos os artigos tratam do transporte de substâncias explosivas sem autorização e sem a observação dos critérios de segurança.
Os explosivos foram entregues à Polícia Civil de Pontes e Lacerda, que dará seguimento nas investigações. Já o destinatário dos cigarros eletrônicos foi preso em flagrante, quando buscava sua mercadoria, e encaminhado para a delegacia para os devidos procedimentos.
Fonte:
www.gov.br