Receita Federal amplia possibilidades para o parcelamento de débitos

Parceria entre Receita Federal e Polícia Penal transforma apreensões em oportunidade de trabalho para apenados no RS
17 de outubro de 2025
Fiscalização na Ponte Internacional da Amizade flagra transporte ilegal de animais exóticos
20 de outubro de 2025
Exibir tudo

Receita Federal amplia possibilidades para o parcelamento de débitos

Publicado em: — www.gov.br

A Receita Federal do Brasil publicou a Instrução Normativa RFB nº 2.284, de 14 de outubro de 2025, que moderniza procedimentos e amplia as possibilidades de parcelamento de débitos, reforçando o compromisso da Instituição com a simplificação, a digitalização e a conformidade tributária.

A nova norma permite que órgãos e entidades do Poder Público realizem o parcelamento de débitos confessados em DCTFWeb e GFIP diretamente no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), dispensando procedimentos manuais. A medida proporciona mais agilidade, autonomia e eficiência no atendimento às instituições públicas, integrando toda a jornada do contribuinte ao ambiente digital da Receita Federal.

Outra inovação relevante é a possibilidade de parcelamento de débitos não tributários oriundos de créditos financeiros relacionados à devolução de restituições, o que estimula a regularidade tributária — a exemplo das ações previstas no âmbito da Operação Inflamável.

A etapa coercitiva da Operação Inflamável prevê a cobrança de cerca de R$ 1 bilhão em créditos financeiros, com multa e juros, de empresas que não aderiram à fase de conformidade. A Instrução Normativa RFB nº 2.284 faculta a essas empresas a possibilidade de parcelamento, promovendo a regularização de forma facilitada e transparente.

Com a nova redação, a Receita Federal reafirma seu compromisso com a modernização da administração tributária, a digitalização de serviços e o fortalecimento da conformidade tributária, em benefício de contribuintes e do Estado.

Fonte oficial:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2025/outubro/receita-federal-amplia-possibilidades-para-o-parcelamento-de-debitos

Fonte:
www.gov.br