Mesmo autorizados a trafegar na faixa de ônibus pelo Decreto nº 48.720/2022, os motoristas de carros de guincho estão sendo multados por agentes de trânsito e policiais, disse hoje (16) na Comissão de Urbanismo o vereador Pastor Ascendino Batista (PSD). “Isso está acontecendo constantemente e eles estão se defendendo, e está sendo negado”, contou o vereador.
A exigência da Resolução 970 do Contran é que os carros trafeguem com o sinalizador luminoso giratório, o giroflex, ligado, durante a prestação do serviço. Não é obrigatório estar transportando o veículo guinchado para usar o corredor.
Ainda segundo o vereador, os guincheiros não conseguem a anulação da multa quando recorrem junto ao órgão que emitiu a multa.
Há dez anos no mercado, o guincheiro Dolir Siqueira Moreira pediu apenas que a norma seja cumprida. “O que a gente pede não é muita coisa”, disse.
O que disse o Detrans
Segundo o Detrans, os 64 agentes de trânsito da cidade estão orientados sobre o decreto, e já houve multa quando o giroflex do guincho estava desligado.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal não enviaram representantes.
Encaminhamento
Um requerimento será enviado às forças de segurança para que orientem seus agentes sobre o decreto que autoriza o tráfego de guinchos nos corredores de ônibus.