Publicado em: — www.gov.br
Em uma iniciativa que alia responsabilidade social e sustentabilidade, a Alfândega do Porto de Itaguaí (ALF/IGI) realizou, na última sexta-feira (3), a doação de cerca de R$ 6 milhões em mercadorias apreendidas à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A ação integra o Programa “Receita Cidadã”, da Receita Federal, que promove a destinação social de bens apreendidos em operações fiscais.
Entre os itens doados, destaca-se um grande volume de lâmpadas, que serão distribuídas e instaladas em diversas unidades de saúde do município do Rio, promovendo melhorias na infraestrutura e contribuindo para um ambiente mais adequado ao atendimento da população.
O delegado da ALF/IGI José Antônio da Veiga Calado Filho destacou a relevância do programa: “Mais do que evitar o desperdício, o “Receita Cidadã” transforma o resultado da atuação fiscal em benefício direto para a sociedade, especialmente em áreas sensíveis como a saúde pública”.
O “Receita Cidadã” tem como premissa básica a destinação legal e responsável de mercadorias apreendidas, priorizando órgãos públicos e instituições sociais. A doação fortalece o compromisso da Receita Federal com a cidadania, ao mesmo tempo em que combate o comércio irregular e promove práticas sustentáveis.
Para o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz, a doação representa um reforço importante no cotidiano das unidades de saúde: “Essas lâmpadas vão ajudar a iluminar os hospitais do Rio de Janeiro, contribuindo para a segurança e qualidade do atendimento. É uma parceria fundamental com impacto direto na vida das pessoas”.
A participação ativa da ALF/IGI no programa “Receita Cidadã” reforça seu papel não apenas como órgão de fiscalização e controle aduaneiro, mas também como agente de transformação social, aproximando o trabalho da Receita Federal das necessidades reais da população.
Fonte:
www.gov.br