Página de Repetitivos inclui julgado sobre direitos de militares trans nas Forças Armadas

Aposentadoria dos agentes de saúde será votada na terça
24 de novembro de 2025
Sem assistência do sindicato na rescisão, pedido de demissão de gestante é inválido
24 de novembro de 2025
Exibir tudo

Página de Repetitivos inclui julgado sobre direitos de militares trans nas Forças Armadas

Tempo estimado de leitura: 1 minuto

Tempo estimado de leitura: 1 minuto

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) atualizou a base de dados de Repetitivos e IACs Anotados. Foram incluídas informações a respeito do julgamento do Recurso Especial 2.133.602, classificado no ramo do direito administrativo, no assunto servidor público militar.

O acórdão estabelece a utilização de nome social e a atualização dos assentamentos funcionais para refletir a identidade de gênero de militar das Forças Armadas, a vedação de reforma ou qualquer forma de desligamento fundada apenas no fato do militar transgênero ter ingressado por vaga originalmente destinada ao sexo/gênero oposto, e a vedação de instauração de processo de reforma compulsória ou de licenciamento ex officio fundamentados exclusivamente na identidade de gênero do militar.

Plataforma

A página de Precedentes Qualificados do STJ traz informações atualizadas relacionadas à tramitação – como afetação, desafetação e suspensão de processos –, permitindo pesquisas sobre recursos repetitivos, controvérsias, incidentes de assunção de competência, suspensões em incidente de resolução de demandas repetitivas e pedidos de uniformização de interpretação de lei, por palavras-chaves e vários outros critérios.

A página Repetitivos e IACs Anotados disponibiliza os acórdãos já publicados (acórdãos dos recursos especiais julgados no tribunal sob o rito dos artigos 1.036 a 1.041 e do artigo 947 do Código de Processo Civil), organizando-os de acordo com o ramo do direito e por assuntos específicos.

Fonte: STJ