

Publicado em: — www.gov.br
Levar solidariedade, estreitar laços, trabalhar em rede, fomentar a sustentabilidade ambiental e financeira e contribuir para a ressocialização e bem-estar das pessoas. Esses e outros propósitos estiveram presentes no dia 4 de novembro, durante um encontro realizado no Recife entre a Cidadania Fiscal da 4ª Região e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap/PE), no Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira (Imip), para a entrega do 2º lote de itens descaracterizados.
O complexo hospitalar é uma instituição filantrópica com 64 anos de existência, nacional e internacionalmente reconhecida, funciona 100% pelo SUS, sem fins lucrativos, capaz de atender anualmente 2 milhões de pacientes.
Na ocasião, ocorreu a doação de kits formados por tênis, mochilas e roupas para 1.300 pacientes adultos e crianças, compostos por 1.650 peças costuradas e descaracterizadas por apenados de três presídios de Pernambuco: Colônia Penal Feminina de Buíque (costura e serigrafia), presídio de Vitória de Santo Antão (cuecas) e presídio Frei Damião de Bozzano/Recife (tênis e mochilas).
Participaram do encontro a representante local da Cidadania Fiscal em Pernambuco e assistente técnico-administrativa, Anay Montenegro do Nascimento; o secretário da Seap/PE, Paulo Paes; a chefe de Gabinete da Seap/PE, Renata Borba; o superintendente de Trabalho e Ressocialização da Seap/PE, Alexandre Felipe Guimarães; e agentes da Polícia Penal. Eles foram recebidos pela presidente da Fundação Alice Figueira de Apoio ao Imip (FAF), Elizabeth Veiga; pela diretora multiprofissional do Imip, Larissa Viana; e pela assessora da presidência da FAF, Isabel Veiga.
O momento marcante e de grande emoção para o grupo aconteceu durante a visita às enfermarias da pediatria e de pacientes transplantados, onde foi realizada a entrega simbólica dos kits aos pacientes.
Para Ana Laura Cardoso, moradora do bairro do Ibura, no Recife, e mãe da bebê Amanda, de um mês e 20 dias de vida, a doação das roupinhas representa um gesto de carinho e amor: “Minha filha está fazendo tratamento para Bronquiolite e vai usar muito esta roupinha”.
O paciente transplantado renal Emanuel Brito da Silva, de 38 anos, residente em Pedra de Buíque, Agreste pernambucano, recebeu o kit com gratidão.
Já o paciente Dimas Silva Marques é artesão e mora na Paraíba. Ele está internado no Imip por causa de um transplante de rim e ganhou um sapato e uma mochila: “Gostei demais do presente, são bonitos, vou usar bastante”, descreveu.
A enfermeira e coordenadora da Clínica Médica, Ana Paula Sá, destacou que o Imip presta um cuidado integral à saúde e à pessoa. Por isso, os pacientes são vistos em suas fragilidades e os escolhidos para receber os kits doados foram esses.
O secretário Paulo Paes contextualiza a parceria:
“Esta ação valoriza o trabalho prisional como ferramenta de transformação social, com o Projeto Novos Passos, da Seap/PE. Os objetos que seriam destruídos pela Receita Federal adquirem um novo significado e beneficiam tanto as pessoas que estão no cárcere e as que estão fora dele”.
A representante local da Cidadania Fiscal, Anay Nascimento, avalia a ação:
“Parcerias e a união entre instituições de projeção nacional, como o Imip, a Receita Federal e a Seap/PE contribuem ricamente para a transformação da sociedade e das pessoas, conectando boas práticas e saberes”, complementou.
“Estamos muito felizes com esse momento. Entendemos que essa ação traz um pouco dessa ponte que precisamos fazer com a sociedade. Nosso desejo é que, a longo prazo, esse projeto seja transformado em um programa, para beneficiar cada vez mais pessoas”, analisou Larissa Viana.
Fonte:
www.gov.br