
Publicado em: — www.gov.br
Na tarde do dia 4 de novembro, a Equipe de Vigilância e Repressão de Mundo Novo realizava fiscalização de rotina em zona secundária quando abordou um veículo que entrava em território nacional fora do ponto alfandegado, transportando mercadorias de procedência estrangeira sem qualquer documentação hábil a comprovar a regular importação ou aquisição no mercado interno.
Durante a vistoria, foram localizadas tampas metálicas (tampinhas) com o logotipo de uma conhecida marca de cerveja, acondicionadas no porta-malas do veículo. Questionado, o condutor do veículo declarou que as tampas são provenientes do Paraguai e que estava se deslocando para Guaíra/PR com a intenção de revendê-las naquela cidade, porém ainda sem comprador certo para a mercadoria.
No total, foram apreendidos 113 kg de tampinhas, que se apresentavam sem qualquer sinal de utilização e com inscrições aparentando registro industrial e do órgão de fiscalização agropecuário, circunstância que sugere destinação para envase de bebidas e indício de possível falsificação ou reutilização irregular de marca registrada.
A Receita Federal desempenha um papel fundamental na proteção das fronteiras e na fiscalização do comércio exterior, identificando e coibindo práticas fraudulentas que colocam em risco a saúde da população, bem como garantindo a proteção da economia nacional.

Fonte:
www.gov.br