Receita Federal inaugura em MS terceiro ponto de atendimento indígena do país

AO VIVO Ao vivo: CPMI ouve ex-dirigente de associação investigada e ex-integrante do CNPS
20 de outubro de 2025
Receita Federal aprimora painel de Créditos Ativos e amplia transparência na gestão tributária
20 de outubro de 2025
Exibir tudo

Receita Federal inaugura em MS terceiro ponto de atendimento indígena do país

Publicado em: — www.gov.br

Mato Grosso do Sul passa a contar com dois dos três Pontos de Atendimento Virtual (PAVs) indígenas instalados no Brasil. O terceiro posto foi inaugurado na quinta-feira (16), na Aldeia Tey-Kuê (Morada Antiga), em Caarapó, a 270 quilômetros de Campo Grande.

Os outros dois pontos exclusivos para essas comunidades funcionam na Aldeia Amambai-Guapoy, em Amambai, e na comunidade Waimiri-Atroari, em Roraima.

A cerimônia contou com a presença do delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, e da prefeita de Caarapó, professora Lurdes, além do delegado-adjunto Henry Tamashiro de Oliveira, do auditor-fiscal Elvis Caiçara da Silva, de Dourados, e da chefe de Atendimento da DRF Campo Grande, Marizete Horner de Almeida.

A prefeita destacou a importância do novo PAV, que atenderá uma comunidade com mais de 8 mil indígenas, “maior do que muitas cidades de Mato Grosso do Sul”.

Segundo ela, a iniciativa representa o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente a mais vulnerável.

“Tudo isso só foi possível graças aos esforços da Receita Federal que, em cinco meses, tornou possível esta inauguração”, afirmou a prefeita.

O delegado Zumilson Custódio ressaltou a missão da Receita de garantir acesso aos serviços públicos a todos os cidadãos, onde quer que estejam.

“Apesar do avanço tecnológico, ainda há comunidades à margem do desenvolvimento. Os PAVs têm papel fundamental para que o poder público não deixe de atender um único cidadão. A aldeia está a 15 km da cidade, o que torna difícil o cumprimento de obrigações e o acesso a direitos”, afirmou.

“Vitória para o nosso povo”

Para o cacique Anísio da Silva, 42 anos, a chegada do atendimento da Receita Federal representa um avanço para toda a comunidade.

“Aqui, dependemos do CPF para tudo. Então, é uma vitória para o nosso povo. Muito bom”, disse.

Atendimento bilíngue

O PAV indígena de Caarapó prestará atendimento em duas línguas: português e guarani. A responsável será Grazieli de Almeida Fernandes, 27 anos, nascida e criada na aldeia. Formada em fisioterapia e servidora concursada do município, ela já atua com o Cadastro Único, do Ministério da Previdência.

“Estou acostumada com os atendimentos e preparada para mais essa tarefa”, resumiu Grazieli.

Antes de iniciar as atividades, ela receberá treinamento na Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, onde conhecerá os serviços e rotinas do órgão.

A analista-tributária Marizete Horner, responsável pelo Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), explicou que a servidora terá suporte direto da Receita para resolver demandas mais complexas.

“Ela terá todo o apoio necessário para garantir um atendimento eficiente ao cidadão indígena, à Receita e ao município”, destacou.

A Receita e a prefeitura entregaram novos documentos do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) a mães de 11 crianças.

Equipamentos e estrutura

Para melhorar a comunicação entre o PAV de Caarapó e a Receita Federal, a DRF Campo Grande doou quatro aparelhos celulares destinados exclusivamente ao trabalho das equipes.

O delegado Zumilson reforçou que os equipamentos deverão ser utilizados apenas pelos servidores designados. O delegado-adjunto Henry Tamashiro acrescentou que a medida busca dar mais agilidade e eficiência ao atendimento.

“O objetivo é permitir que os funcionários atuem com eficiência e que os pontos de atendimento alcancem plenamente suas metas”, concluiu.

Fonte oficial:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2025/outubro/receita-federal-inaugura-em-ms-terceiro-ponto-de-atendimento-indigena-do-pais

Fonte:
www.gov.br