Publicado em: — www.gov.br
No último domingo, 5 de setembro, a Alfândega da Receita Federal em Guarulhos apreendeu, durante procedimento de controle aduaneiro, 112 kg de madeira com valor estimado em 5 mil dólares americanos. O material estava acondicionado nas bagagens de três cidadãos chineses que embarcavam com destino a Pequim, na China.
A madeira apreendida é da espécie Dalbergia SP, popularmente conhecida como Jacarandá, cuja exportação exige a licença Cites – documento obrigatório para o comércio internacional de espécimes, materiais biológicos, produtos e subprodutos da fauna silvestre, brasileiras ou exóticas, protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagem em Perigo de Extinção (Cites).
Além da madeira, os passageiros transportavam 11,7 kg de lixo eletrônico, que representa risco ambiental devido à possibilidade de liberação de gases tóxicos e metais pesados durante processos de fundição.
Devido à natureza dos materiais retidos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado para adotar as providências cabíveis.
Fonte:
www.gov.br