Receita Federal leva serviços a ribeirinhos e indígenas do Pantanal

PLANO BRASIL SOBERANO traz alívio Tributário e Prioridade em Restituições para Exportadores Afetados por Tarifas dos EUA
25 de setembro de 2025
CPMI vai ouvir presidente da Conafer e empresário ligado a Nelson Wilians
25 de setembro de 2025
Exibir tudo

Receita Federal leva serviços a ribeirinhos e indígenas do Pantanal

Publicado em: — www.gov.br

A Delegacia da Receita Federal em Campo Grande participou, em setembro, de três mutirões de cidadania promovidos por órgãos federais e estaduais em Mato Grosso do Sul.

As ações alcançaram os municípios de Nova Andradina, Chapadão do Sul e comunidades ribeirinhas do Pantanal, em Ladário e Corumbá.

Ao todo, foram realizados mais de 500 atendimentos relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), incluindo inscrições e regularizações.

Ação no Pantanal

De 13 a 19 de setembro, a Justiça Federal em Mato Grosso do Sul organizou a expedição da cidadania no Pantanal. A Receita Federal foi representada pelas assistente técnico administrativa Priscyla de Carvalho Vitorino e pela funcionária terceirizada Karina Morato de Sousa Zanatto.

A jornada começou no dia 13, às 8h, no Rio Paraguai, a partir do Distrito Naval de Ladário. A Marinha cedeu dois navios para transportar magistrados, procuradores, defensores públicos, servidores de diferentes esferas e estudantes universitários.

Um dos navios foi dedicado ao deslocamento das equipes, enquanto o outro, o Navio de Assistência Hospitalar (Nash) Tenente Maximiano, ofereceu atendimentos médicos e odontológicos, ampliando o alcance da ação humanitária.

Após 30h de navegação rio acima até Barra do São Lourenço, os atendimentos começaram e seguiram por dois dias em cada localidade visitada, incluindo Paraguai-Mirim e Jatobazinho.

“Todas as pessoas que precisavam do atendimento da Receita Federal foram atendidas”, afirmou Priscylla Vitorino.

Entre os momentos marcantes, houve até a oficialização de um casamento ribeirinho. “O casal saiu da solenidade informal já com a documentação de casados”, contou a assistente técnico administartiva.

Além de serviços da Receita Federal, o mutirão garantiu emissão de identidade, concessão de aposentadorias (urbana, rural e por invalidez), auxílio-doença, salário-maternidade, benefício assistencial, seguro-defeso e pensão por morte.

Outras ações

Em Nova Andradina, entre 9 e 11 de setembro, foram feitos 90 atendimentos em iniciativa organizada pelo Incra, governo do estado e prefeitura.

Já em Chapadão do Sul, o mutirão ocorreu no dia 13, sob coordenação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul.

Fonte oficial:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2025/setembro/eceita-federal-leva-servicos-a-ribeirinhos-e-indigenas-do-pantanal

Fonte:
www.gov.br