STF restabelece funcionamento de casa de acolhimento da Missão Belém em SP

Versão impressa da edição especial da Revista Suprema já está disponível para venda 
25 de agosto de 2025
Presidente do STF e do CNJ apresenta campanha #AdotarÉAmor 2025
25 de agosto de 2025

STF restabelece funcionamento de casa de acolhimento da Missão Belém em SP

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (26) restabelecer o funcionamento da casa de acolhimento da Missão Belém, em Jundiaí (SP). O decano entendeu que a interdição violou a liberdade religiosa e desconsiderou as particularidades da instituição.

A casa de acolhimento da Missão Belém é um local onde integrantes da comunidade religiosa residem e prestam assistência a pessoas doentes e em situação de rua. O espaço foi interditado por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que reformou sentença de primeira instância favorável ao funcionamento do local.

Ao analisar o Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1536198, o relator considerou que a Missão Belém, por ser vinculada à Igreja Católica, deveria ter sua situação analisada com base na legislação aplicável às organizações religiosas. Contudo, o inquérito civil e a ação civil pública que solicitaram a interdição trataram o espaço como uma comunidade terapêutica ou uma instituição de longa permanência para idosos, sujeitas a exigências específicas da Anvisa.

“Impor à Missão Belém, organização religiosa, a observância de normas destinadas a regular o funcionamento de instituição de natureza diversa, como as comunidades terapêuticas ou instituições de longa permanência para idosos, importa violação ao direito à liberdade religiosa, especialmente no que toca à sua autonomia de organização e funcionamento”, afirmou o ministro.

Na decisão, o decano ressaltou que o funcionamento do espaço com base na liberdade de crença não exime a organização da fiscalização pelos órgãos estatais. Assim, o Estado pode, sim, fiscalizar e impor o cumprimento de regras pertinentes, de forma proporcional e adequada a sua natureza de organização religiosa.

(Paulo Roberto Netto//GABGM)

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-restabelece-funcionamento-de-casa-de-acolhimento-da-missao-belem-em-sp/