STF ouve mais três testemunhas indicadas pela defesa de Anderson Torres na ação penal sobre tentativa de golpe de Estado

STF autoriza nova fase de operação que investiga venda de sentenças no TJ-MT
24 de agosto de 2025
Confira a pauta de julgamentos do STF desta quinta-feira (29)
24 de agosto de 2025

STF ouve mais três testemunhas indicadas pela defesa de Anderson Torres na ação penal sobre tentativa de golpe de Estado

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu, na manhã desta quinta-feira (29), três testemunhas indicadas pela defesa de Anderson Torres na Ação Penal (AP) 2668, que apura a tentativa de golpe de Estado destinada a impedir a posse do governo eleito em 2022. A audiência, conduzida pelo relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, foi realizada por videoconferência e faz parte da fase de instrução do processo.

Prestaram depoimento Bruno Bianco, Wagner Rosário e Adolfo Sachsida. A defesa informou sua desistência em relação à participação das testemunhas Paulo Guedes, Célio Faria e Adler Anaximandro Cruz e Alves.

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Bolsonaro, é um dos réus apontados pela Procuradoria-Geral da República como integrante do chamado “Núcleo 1” ou “Núcleo Crucial”, acusado de participar da articulação para romper a ordem constitucional.

Também figuram como réus o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier dos Santos, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno e o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa Walter Braga Netto.

Todos respondem pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

As oitivas seguem até 2 de junho, conforme cronograma fixado pelo STF. Até o momento, foram ouvidas 43 testemunhas no total. Houve 16 desistências por parte das defesas e foram apresentadas duas declarações por escrito. Ainda restam 21 testemunhas a serem ouvidas nas próximas audiências.

(Cairo Tondato//AD)

Leia mais:

28/05/2025 – STF prossegue oitiva de testemunhas de defesa de Anderson Torres na manhã desta quarta-feira (28)
27/05/2025 – STF já ouviu 38 testemunhas em ação que apura golpe de Estado
27/05/2025 – STF ouve mais cinco testemunhas em ação penal sobre tentativa de golpe de Estado
26/05/2025 – STF ouve mais oito testemunhas do Núcleo 1 sobre tentativa de golpe de Estado

23/05/2025 – STF ouve senador Hamilton Mourão e mais quatro testemunhas em ação sobre tentativa de golpe de Estado 

23/05/2025 – Duas testemunhas são ouvidas na manhã desta sexta-feira (23) na ação penal que apura tentativa de golpe de Estado

22/05/2025 – STF segue com oitiva de testemunhas na ação penal que apura tentativa de golpe de Estado

21/05/2025 – STF ouve ex-comandante da Aeronáutica como testemunha em ação que apura tentativa de golpe de Estado

19/05/2025 – STF ouve primeiro grupo de testemunhas na ação penal que apura tentativa de golpe de Estado

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-ouve-mais-tres-testemunhas-indicadas-pela-defesa-de-anderson-torres-na-acao-penal-sobre-tentativa-de-golpe-de-estado/