STF lança obra digital que destaca produção acadêmica de mulheres no direito processual civil

STF mantém reprovação em concurso público de candidato investigado por importunação sexual
22 de agosto de 2025
TJSC instala 17ª Vara Regional de Garantias e 3ª Vara Cível em Jaraguá do Sul 
22 de agosto de 2025

STF lança obra digital que destaca produção acadêmica de mulheres no direito processual civil

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou, nesta quinta-feira (5), a obra digital “Mulheres no Direito Processual Civil: uma bibliografia”. A publicação, apresentada pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, no Plenário da Corte, reforça o compromisso da instituição com a equidade de gênero e o reconhecimento da produção acadêmica feminina na área jurídica.

A obra reúne 139 trabalhos acadêmicos de autoras com doutorado ou em fase de doutoramento, com destaque para a diversidade e os desafios enfrentados pelas mulheres no país. Segundo o ministro Barroso, a obra é mais uma iniciativa do STF para promover a equidade de gênero.

A publicação é uma realização da Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do STF (SAE). A elaboração contou com apoio de entidades que estimulam a participação feminina no campo jurídico, como a Associação Brasileira Elas no Processo, Black Sisters in Law, Elas Pedem Vista e Instituto Brasileiro de Direito Processual e Processualistas. A equipe responsável também teve a colaboração da professora Paula Pessoa Pereira (UnB), e das juízas Trícia Navarro, do Núcleo de Soluções Consensuais de Conflito do STF, e Flávia Martins de Carvalho, da Ouvidoria do Tribunal e integrante da Comissão de Apoio à Diversidade.

A obra está disponível gratuitamente no portal do STF.

(Pedro Scartezini//CF)

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-lanca-obra-digital-que-destaca-producao-academica-de-mulheres-no-direito-processual-civil/