STF rejeita recursos de Carla Zambelli e Walter Delgatti contra condenação por invasão de sistemas do CNJ

Filhos de zelador não serão indenizados pela morte do pai em explosão na moradia fornecida pela empresa
21 de agosto de 2025
STF suspende multa de R$ 1 milhão por dia imposta ao Sindicato dos Professores do DF por greve
22 de agosto de 2025

STF rejeita recursos de Carla Zambelli e Walter Delgatti contra condenação por invasão de sistemas do CNJ

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recursos (embargos de declaração) da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti Neto contra a condenação pela invasão de sistemas e pela adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O colegiado também determinou o fim da possibilidade de recursos (trânsito em julgado), o que possibilita o início imediato do cumprimento da pena. Os embargos, apresentados na Ação Penal (AP) 2428, foram julgados em sessão virtual extraordinária encerrada às 23h59 desta sexta-feira (6).

Condenação

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão em regime inicial fechado e à perda do mandato, pois a pena a ser cumprida em regime fechado ultrapassa 120 dias (limite estabelecido pela Constituição Federal para ausência em sessões legislativas). Delgatti foi sentenciado a oito anos e três meses de prisão, também em regime inicial fechado, e multa de 480 salários-mínimos.

Mera reiteração de argumentos

O colegiado seguiu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, pela rejeição dos embargos de declaração, tipo de recurso que visa corrigir obscuridade, dúvida, contradição ou omissão na decisão. Nesse caso, explicou o relator, apenas foram reproduzidos argumentos apresentados anteriormente, o que demonstra mero inconformismo com o resultado do julgamento.

Pelo caráter protelatório, ou seja, a tentativa de adiar o cumprimento da pena, a Turma declarou o trânsito em julgado da decisão, que não pode mais ser objeto de recursos.

Pedido de suspensão do julgamento negado

O colegiado também negou um pedido da defesa de Zambelli para suspender o julgamento dos embargos até a análise de um recurso (agravo regimental) contra a decisão do relator que rejeitou a suspensão da ação penal. O ministro Alexandre destacou que, além de os crimes terem ocorrido antes da diplomação, a Câmara dos Deputados não deliberou para sustar o andamento da ação, requisito indispensável para suspender sua tramitação.

Acesso a provas digitais: alegação de omissão rejeitada

A defesa de Zambelli também alegou não ter tido acesso integral aos dados armazenados em nuvem de Walter Delgatti, o que teria prejudicado a ampla defesa. Segundo o relator, porém, o conteúdo extraído dos dispositivos foi disponibilizado e a perícia particular foi realizada.

Detração da pena de Delgatti será analisada na execução

(Pedro Rocha/CR//CF)

17/5/2025 – Por unanimidade, STF condena deputada Carla Zambelli e hacker Walter Delgatti

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-rejeita-recursos-de-carla-zambelli-e-walter-delgatti-contra-condenacao-por-invasao-de-sistemas-do-cnj/