STF marca nova audiência em ação que julga retomada da concessão da Linha Amarela, no Rio

Receita Federal publica Norma sobre a habilitação dos titulares de benefícios de ICMS que exigem contrapartida por parte dos contribuintes
31 de dezembro de 2025
Acusado de participar de esquema que desviou verbas da saúde em SC continua com bens bloqueados
2 de janeiro de 2026
Exibir tudo

STF marca nova audiência em ação que julga retomada da concessão da Linha Amarela, no Rio

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

A Prefeitura do Rio de Janeiro e representantes da Linha Amarela S. A. (Lamsa) concordaram em realizar uma reunião técnica extrajudicial para discutir propostas apresentadas no âmbito de uma ação que discute a retomada da concessão da via expressa pelo município. A matéria é objeto da Suspensão de Liminar (SL) 1783.

A decisão consensual foi tomada em audiência realizada nesta terça-feira (1º), conduzida pelo Núcleo de Solução Consensual de Conflitos (Nusol) do Supremo. Uma nova rodada de conversas no Tribunal está agendada para 29/4, após as tratativas extrajudiciais.

Há impasses em relação ao valor da tarifa, à legalidade de termos aditivos do contrato de concessão e à indenização por quebra de contrato.

Entenda o caso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) suspendeu os efeitos de uma lei municipal que autorizava a encampação, por entender que teria sido violado o direito da concessionária à indenização. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por sua vez, suspendeu a decisão do TJ-RJ, considerando que impedir o município de se responsabilizar pela administração direta desse serviço causaria lesão à ordem pública e administrativa.

Em 2021, na Presidência do Tribunal, o ministro Luiz Fux suspendeu os efeitos da decisão do STJ e interrompeu o processo de encampação, para aguardar uma tentativa de conciliação entre o município e a concessionária, que não teve resultado. No final de 2024, o atual presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, manteve decisão liminar e encaminhou o caso ao Núcleo de Solução Consensual de Conflitos (Nusol) para que as partes possam construir um acordo.

(Suélen Pires//CF)

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-marca-nova-audiencia-em-acao-que-julga-retomada-da-concessao-da-linha-amarela-no-rio/

Fonte:
noticias.stf.jus.br