STF determina que senador Mourão esclareça telefonema do ex-presidente Bolsonaro 

Redução de benefícios fiscais do Reintegra só pode valer depois de 90 dias de sua criação, decide STF
23 de agosto de 2025
Auxiliar administrativa não levanta depósitos recursais feitos por instituição em recuperação judicial
23 de agosto de 2025

STF determina que senador Mourão esclareça telefonema do ex-presidente Bolsonaro 

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o senador Hamilton Mourão (Republicanos/RS) preste esclarecimentos à Polícia Federal (PF) sobre notícias a respeito de uma ligação telefônica entre ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O contato teria se dado antes de seu depoimento como testemunha em ação penal que trata da suposta tentativa de golpe.  

A decisão foi dada na Ação Penal (AP) 2668 e atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), e a PF terá 15 dias para fazer a oitiva do senador.  

O objetivo do depoimento, conforme a PGR, é verificar “a veracidade e a extensão dos fatos” e se houve constrangimento, intimidação ou “qualquer forma de coação” para pressionar o senador em seu testemunho.  De acordo com a PGR, uma notícia publicada pela imprensa informou que, na ligação telefônica, Mourão e Bolsonaro “teriam conversado sobre respostas que a testemunha apresentaria em seu depoimento judicial, ocorrido em 23/5/2025”. O senador foi uma das testemunhas de defesa indicadas por Bolsonaro, réu na ação penal sobre a tentativa de golpe.  

Ainda de acordo com a PGR, citando a notícia da imprensa, Bolsonaro teria pedido a Mourão que reforçasse em seu depoimento “nunca ter ouvido qualquer menção do ex-presidente sobre algum tipo de ruptura institucional”. 

Leia a íntegra da decisão

(Lucas Mendes/CR//CF) 

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-determina-que-senador-mourao-esclareca-telefonema-de-bolsonaro/