Confira a pauta de julgamentos do STF desta quinta-feira (29)

STF ouve mais três testemunhas indicadas pela defesa de Anderson Torres na ação penal sobre tentativa de golpe de Estado
24 de agosto de 2025
Obra sobre direitos no ambiente digital é lançada na biblioteca do STF
24 de agosto de 2025

Confira a pauta de julgamentos do STF desta quinta-feira (29)

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) prossegue nesta quinta-feira (29) com o julgamento do recurso sobre incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) nas remessas de recursos ao exterior. A questão está em debate no Recurso Extraordinário (RE) 928943, com repercussão geral (Tema 914), que começou a ser julgado na sessão de ontem e trata da validade da incidência da Cide sobre essas transações para fora do país. Saiba mais.
Também está na pauta a análise de liminar concedida pelo ministro André Mendonça, que suspendeu lei do Estado do Rio de Janeiro que obriga companhias aéreas a transportar gratuitamente animais de serviço ou de suporte emocional na cabine das aeronaves. Saiba mais.
Outro tema em discussão é a decisão que impôs ao Ministério Público a responsabilidade pelo pagamento dos honorários da perícia requerida pelo próprio órgão em ação civil pública.

Confira, abaixo, um resumo dos processos previstos para julgamento:

Recurso Extraordinário (RE) 928943 – Repercussão geral (Tema 914)
Relator: ministro Luiz Fux
Scania Latin America Ltda x União
O recurso discute se a incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) nas remessas ao exterior é constitucional. A Scania contesta decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) que validou a cobrança sobre o compartilhamento de custos (cost sharing) referentes à pesquisa e ao desenvolvimento, assinado com a matriz, na Suécia. O TRF-3 entendeu que a transferência de tecnologia é tributável. Saiba mais.
Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6918
Relator: ministro Edson Fachin
Procurador-geral da República x Governador e Assembleia Legislativa de Goiás
Questiona leis do Estado de Goiás que instituem quadro suplementar de cargos em extinção no Tribunal de Contas estadual. Alega que a forma de ocupação dos cargos burla o requisito constitucional do concurso público, uma vez que conferem ao TCE-GO o livre provimento de cargos públicos não direcionados ao desempenho de tarefas de assessoramento, direção ou chefia e que, por tal razão, não justificam o vínculo de confiança com a autoridade nomeante.
Processo será julgado em sessão presencial, após pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes.

Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7754 – Referendo de medida cautelar
Relator: ministro André Mendonça
Confederação Nacional do Transporte (CNT) x Governador e Assembleia Legislativa do RJ
Em discussão a medida cautelar deferida pelo relator que suspendeu lei do Estado do Rio de Janeiro que obriga as companhias aéreas brasileiras a transportar gratuitamente animais de suporte emocional ou de serviço na cabine das aeronaves. Conforme a lei, o transporte deve ser garantido em rotas nacionais que tenham como origem ou destino o estado. O julgamento será retomado para apresentação do voto do ministro Alexandre de Moraes, que pediu mais tempo para analisar o caso. Saiba mais.
Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5297
Relator: ministro Luiz Fux
Partido Socialista Brasileiro (PSB) x Governador de Tocantins
Questiona decreto do governador que suspendeu reajuste salarial de delegados da Polícia Civil no estado, cujo efeito financeiro estava previsto em lei estadual. Em discussão está a questão da hierarquia das normas e se os efeitos retroativos do decreto violam os princípios da irredutibilidade de vencimentos e do direito adquirido, entre outros questionamentos. Saiba mais.

Ação Cível Originária (ACO) 1560 – Terceiro Agravo Regimental
Relator: ministro Cristiano Zanin
Ministério Público Federal x União
Agravo regimental interposto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra decisão em favor da União para responsabilizar o Ministério Público pelo pagamento dos honorários da perícia por ele requerida, nos termos do artigo 91 do Código de Processo Civil. Saiba mais.

(Adriana Romeo/AD)

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/confira-a-pauta-de-julgamentos-do-stf-desta-quinta-feira-29-3/