Publicado em: — www.gov.br
No dia 12 de fevereiro, a gestora regional da Cidadania Fiscal na 4ª Região Fiscal da Receita Federal, a analista tributária Bárbara Monte, realizou a apresentação do Programa Cidadania Fiscal no currículo escolar para professores e equipes de onze escolas do município de Araçoiaba/PE. A apresentação aconteceu no evento de abertura do ano letivo da rede de ensino, na escola municipal Hildebrando Carneiro, em Araçoiaba. Localizado na Região Metropolitana do Recife, distante 60 Km da capital, o município faz limite com as cidades de Paudalho e Itaquitinga.
Compareceram à abertura o prefeito de Araçoiaba, Jogli Uchôa, o presidente da Câmara de Vereadores, William Galdino, a Secretária de Educação, Maria Nazaré Andrade Tavares, a Secretária Executiva de Educação, Jailma Paiva. O público presente foi estimado em 550 pessoas que atuam na área de educação das onze escolas da cidade.
Em sua fala, a coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação- seção PE (Uncme- PE) e presidente do Conselho Municipal de Educação de Araçoiaba, Vaneska Melo, motivou os presentes, enfatizando que Araçoiaba foi o primeiro município pernambucano a fazer a primeira resolução municipal para ter a Cidadania Fiscal no currículo, em sua Rede Municipal de Ensino.
A gestora regional da Cidadania Fiscal na 4ª Região detalhou que a resolução foi publicada no município de Araçoiaba e que o Programa Cidadania Fiscal vai começar por lá. Foram escolhidas duas escolas da rede de ensino para aderir ao projeto-piloto. “A Receita Federal entra com o letramento fiscal dos professores e eles conduzem a práticas pedagógicas, inserindo temas de cidadania no dia-a-dia dos alunos”, contextualizou a analista tributária.
Bárbara Monte avalia a iniciativa: “Com este evento, comunicamos à toda a comunidade escolar que a cidade de Araçoiaba saiu na frente em relação à outros municípios pernambucanos e a nossa expectativa é a de que o piloto do Programa da Cidadania Fiscal no Currículo Escolar seja um sucesso nas duas escolas selecionadas.”
O esperado é que os municípios e estados normatizem o Programa Cidadania Fiscal no Currículo Escolar, fazendo com que resoluções sejam publicadas pelas secretarias de educação, tornando a Cidadania Fiscal um tema permanente abordado de forma transversal e integradora no currículo escolar da Educação Básica (da Educação Infantil até o Ensino Médio).
Fonte:
www.gov.br