Página de Repetitivos inclui prerrogativa do fisco para arbitrar valor venal de imóvel no cálculo do ITCMD

AO VIVO Ao vivo: senadores analisam acordo entre Mercosul e União Europeia
10 de fevereiro de 2026
Operação integrada apura desvio de R$ 30 milhões do Programa Farmácia Popular
10 de fevereiro de 2026
Exibir tudo

Página de Repetitivos inclui prerrogativa do fisco para arbitrar valor venal de imóvel no cálculo do ITCMD

Tempo estimado de leitura: 1 minuto

Tempo estimado de leitura: 1 minuto

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) atualizou a base de dados de Repetitivos e IACs Anotados. Foram incluídas informações a respeito do julgamento dos Recursos Especiais 2.175.094 e 2.213.551, classificados no ramo do direito tributário, no assunto Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

Os acórdãos estabelecem a prerrogativa do fisco, decorrente do artigo 148 do CTN, de promover o procedimento de arbitramento do valor venal do imóvel transmitido, para fins de definição da base de cálculo do ITCMD.

Plataforma

A página de Precedentes Qualificados do STJ traz informações atualizadas relacionadas à tramitação – como afetação, desafetação e suspensão de processos –, permitindo pesquisas sobre recursos repetitivos, controvérsias, incidentes de assunção de competência e suspensões em incidente de resolução de demandas repetitivas, por palavras-chaves e vários outros critérios.

A página Repetitivos e IACs Anotados disponibiliza os acórdãos já publicados (acórdãos dos recursos especiais julgados no tribunal sob o rito dos artigos 1.036 a 1.041 e do artigo 947 do Código de Processo Civil), organizando-os de acordo com o ramo do direito e por assuntos específicos.

Fonte: STJ