Receita Federal mobiliza profissionais da educação para discutir Cidadania Fiscal no currículo escolar em Alagoas

Aberto prazo para amicus curiae em repetitivo sobre custeio de despesas médicas fora da rede credenciada
22 de dezembro de 2025
Receita Federal e Polícia Federal apreendem 212,5kg de cocaína em carga com destino a Portugal no Aeroporto do Recife
22 de dezembro de 2025
Exibir tudo

Receita Federal mobiliza profissionais da educação para discutir Cidadania Fiscal no currículo escolar em Alagoas

Publicado em: — www.gov.br

Com o propósito de debater a inserção da cidadania fiscal no currículo escolar, a Receita Federal promoveu na última quinta-feira, 18 de dezembro, o I Encontro Interinstitucional entre a Receita Federal e a Educação de Alagoas. O evento, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), em Maceió/AL, reuniu professores, gestores da educação, membros da sociedade civil e autoridades para discutir como a temática da cidadania fiscal pode ser aplicada no ensino.

A programação teve início com a solenidade de abertura, que contou com a presença da superintendente da Receita Federal da 4ª Região Fiscal, auditora fiscal Myrelle Miranda. Ela ressaltou que o estado é pioneiro na região ao mobilizar profissionais da educação na missão de disseminar a Cidadania Fiscal entre crianças e jovens.

“Falar de cidadania fiscal é falar de algo muito maior que tributo. É falar de consciência coletiva, de pertencimento e responsabilidade social. É compreender que recurso público é fruto de toda uma sociedade e deve retornar em forma de políticas públicas, serviços essenciais e garantia de direitos. Ao trazer esse tema para o ambiente escolar, Alagoas dá um passo à frente, investindo na educação de crianças e jovens mais conscientes, críticos e preparados para participar ativamente da vida pública. Educar para a cidadania fiscal é educar para a democracia”, destacou.

O gerente especial de Formação Continuada da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), Diego Januário, lembrou a importância de levar a temática para a sala de aula, sobretudo em escolas de tempo integral. “Trazer a cidadania fiscal para a sala de aula é formar quem forma, é educar inteiramente a partir da ampliação que teremos no ano que vem nas escolas de tempo integral. É pensar no sujeito, formar o cidadão. Pensar na cidadania fiscal na escola é pensar também na ética, nos valores, na transparência e na democracia”, pontuou.

Em seguida, a representante da Cidadania Fiscal em Alagoas e chefe de atendimento da Receita Federal, técnica do seguro social Floranilde Limeira Novais e a gestora regional de Cidadania Fiscal na 4ª Região Fiscal (AL, PE, PB e RN), analista-tributária Bárbara Monte Luna, apresentaram a ‘Cidadania Fiscal no Currículo da Educação Básica’, bem como o tema pode ser trabalhado na prática.

A programação prosseguiu com a palestra ‘Como realizar a curricularização?’, ministrada por Bárbara Monte Luna. Em seguida, o presidente do Grupo de Educação Fiscal (GEF) da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz/AL), Yuri Miranda, apresentou o programa de educação fiscal do estado e como os profissionais e gestores podem participar.

Mobilização de parceiros

O evento ainda mostrou a mobilização dos parceiros da Receita Federal engajados na missão de inserir a cidadania fiscal no currículo escolar em Alagoas. Entre as instituições representadas estiveram: Governo de Alagoas através da Sefaz e Seduc; TCE/AL, Instituto Federal de Alagoas (IFAL); Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL); Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal); Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Alagoas; Sindicato de Professores do Estado de Alagoas; Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Maceió; Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL); União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (UNDIME-AL); Associação dos Municípios Alagoanos (AMA); União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação Seccional de Alagoas (UNCME/AL); Conselho Estadual de Educação de Alagoas, além das secretarias de educação de quase 50 municípios do estado.

De acordo com a coordenadora estadual da UNCME/AL e conselheira presidente do Conselho Estadual de Educação de Alagoas, Marli do Socorro Peixoto Vidinha, o evento poderá ser um marco na mobilização para que a cidadania fiscal seja abordada no ensino básico.

“A UNCME entende que esse é um espaço de compromisso coletivo em torno de um tema que toca o cerne das políticas públicas educacionais. Que esse evento seja um espaço de escuta, um convite a um marco de mobilização, à corresponsabilidade e passo firme na consolidação da cidadania fiscal como dimensão formativa na educação básica”, concluiu.

Fonte oficial:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2025/dezembro/receita-federal-mobiliza-profissionais-da-educacao-para-discutir-cidadania-fiscal-no-curriculo-escolar-em-alagoas

Fonte:
www.gov.br