STF determina suspensão parcial de ação penal contra deputado Alexandre Ramagem

Por unanimidade, STF condena deputada Carla Zambelli e hacker Walter Delgatti 
29 de agosto de 2025
STF vai decidir se aposentadoria compulsória para empregado público depende de regulamentação
29 de agosto de 2025
Exibir tudo

STF determina suspensão parcial de ação penal contra deputado Alexandre Ramagem

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), oficializou nesta sexta-feira (16) a suspensão parcial da Ação Penal (AP) 2668 contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), denunciado por envolvimento na tentativa de golpe de Estado. A medida se aplica apenas aos crimes que teriam ocorrido após sua diplomação e vale até o fim do mandato do parlamentar.

De acordo com o despacho, fica suspensa a tramitação da AP 2668 em relação aos crimes de dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com prejuízo considerável à vítima, além de deterioração de bem tombado. Essa parte será desmembrada, para análise dos crimes ao término do mandato. O despacho do relator suspendeu, também, a prescrição em relação a esses crimes.

Já as acusações por tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito e organização criminosa continuam tramitando normalmente no STF.

Ramagem faz parte do chamado Núcleo 1 nas investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros ex-integrantes e aliados de seu governo. Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), esse grupo foi o principal responsável pela tentativa de golpe.

A denúncia contra o Núcleo 1 foi aceita pelo STF em março, e, com isso, foi aberta a ação penal. Segundo a Constituição, quando um parlamentar é denunciado por crime cometido após a diplomação, o processo pode ser suspenso se houver apoio da maioria da Casa para a qual ele foi eleito.

No caso de Ramagem, a Câmara informou que a maioria dos deputados votou pela suspensão total da ação, mas a Primeira Turma do STF, na última terça, decidiu que a medida só se aplicaria aos crimes cometidos durante o mandato. A decisão foi publicada na quarta-feira (14).

As audiências para ouvir as testemunhas de defesa e acusação dos integrantes do Núcleo 1 começam na próxima segunda (19). As testemunhas de defesa de Ramagem estão previstas para depor na sexta (23).

Leia a íntegra da decisão.

(Gustavo Aguiar/CR//CF)

13/5/2025 – STF suspende ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem exclusivamente por crimes após diplomação

26/3/2025 – STF recebe denúncia contra Núcleo 1 por tentativa de golpe de Estado

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-determina-suspensao-parcial-de-acao-penal-contra-deputado-alexandre-ramagem/

Fonte:
noticias.stf.jus.br