SOIS completa 20 anos com trabalho de inclusão e humanização da saúde mental em Joinville

STF vai decidir se testemunho de “ouvir dizer” pode ser usado como prova em Tribunal do Júri
26 de agosto de 2025
STF ouve senador Hamilton Mourão e mais quatro testemunhas em ação sobre tentativa de golpe de Estado 
27 de agosto de 2025
Exibir tudo

SOIS completa 20 anos com trabalho de inclusão e humanização da saúde mental em Joinville

Publicado em: — www.joinville.sc.gov.br

Cidadania, inclusão e humanização são princípios que definem o Serviços Organizados de Inclusão Social em Joinville (SOIS), que acaba de completar 20 anos de atuação e conta com mais de mil usuários atendidos desde que iniciou o atendimento.

Aos 55 anos, Jackson Ricardo Koch é usuário do SOIS desde o início da unidade. Para a mãe, Dorita, e o pai Osmar, o SOIS transformou a vida do filho.

“Ele sofre muito com ansiedade, e quando ele vem aqui, a terapia é como um medicamento. Aqui ele se sente bem e se abre mais. Sou grata a todas essas pessoas pela dedicação ao ser humano”, agradece a mãe.

“Aqui eu posso me expressar melhor”, revela Jackson. Diagnosticado com esquizofrenia na vida adulta, ele também lutou contra um câncer, e hoje frequenta a unidade duas vezes na semana, participando da oficina de origami e da Oficina T, que aborda temas como a saúde do homem.

O serviço especializado faz parte da Rede de Atenção Psicossocial de Joinville e mantém hoje 155 usuários ativos, atendendo pessoas com mais de 18 anos com transtorno mental grave e persistentes, ou com necessidades devido ao uso de álcool e outras drogas.

Algumas das atividades desenvolvidas no local, ocorrem por meio de parcerias e voluntariado. É o caso de Helio Oba, que semanalmente visita a instituição para oferecer oficinas de origami. Joinvilense de coração, Helio veio de São Paulo para Joinville nos anos 90, a trabalho, e é voluntário desde o início das atividades do SOIS.

Descendente de japoneses, aprendeu a arte do origami com a mãe. É a partir das dobras das folhas de papel que ajuda os usuários a desenvolver a concentração, o foco e a memória. Ele reforça o potencial do origami como recurso de geração de renda, na criação de artesanatos que podem ajudar o usuário no futuro. As oficinas duram uma hora e meia, mas, segundo os próprios usuários, o tempo passa muito rápido.

“O origami foca a mente e limpa o nosso pensamento. Vir aqui também é uma terapia para mim, saio da rotina do dia a dia, me sinto beneficiado. Para mim, trabalho é toda ocupação útil. Enquanto eu estiver sendo útil para o SOIS, estou à disposição”, reflete Helio.

Ana Caroline Giacomini, gerente de Serviços Especiais e Saúde Mental da Secretaria da Saúde, destaca, nestes 20 anos, o papel do SOIS no estímulo ao protagonismo dos usuários e a parceria com a sociedade e as famílias.

“Temos muito a comemorar. O SOIS vem, nestes 20 anos, trabalhando justamente para que as pessoas que tenham algum tipo de transtorno ou sofrimento psíquico estejam inseridas na sociedade, como cidadãos de direito, sentindo-se pertencentes onde elas estão”, enfatiza.

Em comemoração à data simbólica dos 20 anos, usuários, profissionais, voluntários e parceiros realizam uma festa na próxima terça-feira (26/8), na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Joinville.

Ações buscam promover a autonomia dos usuários

Para a coordenadora do SOIS, Danielle Krutsch, as ações desenvolvidas são um exercício diário de cidadania para promover a autonomia dos usuários e ampliar o círculo social. Não há um tempo médio de permanência na instituição, pois é levado em consideração a necessidade e o diagnóstico de cada um. Outro ponto importante é a participação dos familiares, essencial para fortalecer vínculos.

“Temos grupos terapêuticos com familiares e cuidadores, e esse papel vai muito além do cuidado prático. A família é parte ativa na construção de caminhos para o bem-estar, a autonomia e a inclusão”, reforça Danielle.

Além das redes de apoio, com a participação dos familiares, parceiros e voluntários, o SOIS promove atividades socioculturais, de geração de renda, educação, lazer e recreação. Uma parceria com a Secretaria de Educação, por meio do EJA, já formou 15 alunos dentro do SOIS, e atualmente conta com mais 12 usuários que puderam retomar os estudos.

Iniciativas que utilizam a música como recurso terapêutico, como o Coral Vozes do Bem, em parceria com demais unidades de saúde mental, e a Oficina Clave de Sois, que leva a música a pessoas hospitalizadas, são projetos reconhecidos nacionalmente pelo Ministério da Saúde. Neste ano, outra iniciativa reconhecida, a Oficina de Dança de Salão, foi selecionada oficialmente para participar dos Palcos Abertos do Festival de Dança de Joinville.

Atendimento no SOIS

O SOIS é um serviço de referência na Rede de Atenção Psicossocial. Para atendimento no SOIS, o usuário pode ser encaminhado por uma unidade da rede SUS, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e também pela rede privada. O atendimento também ocorre de maneira espontânea, mas com agendamento.

Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na rua Aracaju, 1.368, no bairro Santo Antônio, e mantém uma equipe com terapeutas ocupacionais, psicóloga, assistente social, coordenação e agentes administrativos.

Fonte oficial:
https://www.joinville.sc.gov.br/noticias/sois-completa-20-anos-com-trabalho-de-inclusao-e-humanizacao-da-saude-mental-em-joinville/