Inscrições para audiência pública no STF sobre emendas parlamentares terminam nesta terça (10)

STF na Escola: Plenário do Supremo vira sala de cinema para estudantes do Distrito Federal  
22 de agosto de 2025
STF mantém interrogatórios de réus por tentativa de golpe de Estado
22 de agosto de 2025

Inscrições para audiência pública no STF sobre emendas parlamentares terminam nesta terça (10)

Publicado em: — noticias.stf.jus.br

Termina na próxima terça-feira (10) o prazo de inscrição para participar da audiência pública convocada pelo ministro Flávio Dino para tratar da avaliação jurídica sobre as emendas parlamentares impositivas e a responsabilidade fiscal. O ministro é o relator das três ações diretas de inconstitucionalidade sobre a matéria.

A audiência será no dia 27/6, das 9h às 17h, na Sala de Sessões da Segunda Turma do STF. Entidades e interessados em participar como expositores devem enviar o pedido para o e-mail audiencias.gmfd@stf.jus.br, com indicação dos representantes e dos pontos a serem abordados. A lista de habilitados será divulgada no Portal do STF a partir de 12/6.

Emendas impositivas

As emendas parlamentares impositivas, de execução obrigatória pelo Poder Executivo, são previstas pelas Emendas Constitucionais (ECs) 86/2015, 100/2019, 105/2019 e 126/2022. Elas abrangem as emendas individuais de transferência especial (“emendas Pix”), as individuais de transferência com finalidade definida e as “de bancada”.

As Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) 7688, 7695 e 7697 foram apresentadas, respectivamente, pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), pela Procuradoria-Geral da República e pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Na ADI 7697, o PSOL argumenta que a execução obrigatória das emendas reduz a discricionariedade do Poder Executivo na gestão do orçamento e subverte a independência dos Poderes. Já as ADIs 7695 e 7688 questionam dispositivos que disciplinam a alocação de recursos federais a estados, Distrito Federal e municípios por meio das emendas individuais (“emendas Pix”).

Relevância e controvérsias

Ao convocar a audiência pública, o ministro Flávio Dino destacou a relevância do tema do ponto de vista social, econômico e jurídico, e listou alguns pontos controvertidos nas ADIs, como a obrigatoriedade das emendas parlamentares “individuais” e “de bancada” frente à separação dos Poderes e ao sistema presidencialista e o cumprimento dos princípios da eficiência, economicidade e do planejamento na alocação orçamentária por meio de emendas impositivas.

(Suélen Pires//CF)

18/5/2025 – STF marca audiência pública para discutir emendas parlamentares impositivas

Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/inscricoes-para-audiencia-publica-sobre-emendas-parlamentares-terminam-na-terca-10/