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O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) virou palco da segunda sessão especial de cinema do projeto STF na Escola, na manhã desta sexta-feira (6). O curta de animação “Uma aventura com a Constituição” atraiu a atenção de aproximadamente 150 crianças e adolescentes, com idades entre seis e 14 anos.
Estudantes de escolas públicas e privadas do Distrito Federal (DF), além de filhas e filhos de servidores e colaboradores do Tribunal, acompanharam a animação educativa exibida em seis televisores distribuídos no espaço onde ocorrem as sessões de julgamento.
A história narra a trajetória de um grupo de estudantes que conta com a ajuda da deusa Têmis – símbolo da Justiça – para elaborar um trabalho escolar e encontrar na Constituição as soluções para injustiças existentes no Brasil. O enredo é baseado no conteúdo da cartilha produzida em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no âmbito do Programa de Combate à Desinformação.
Após a exibição do filme, a juíza-ouvidora do STF, Flávia Martins de Carvalho, conduziu um bate-papo com os estudantes sobre a mensagem transmitida. As alunas e os alunos foram convocados pela magistrada para serem defensores da Constituição, dando voz ao grito de paz: “democracia”.
“A proposta é que crianças e adolescentes compreendam que defender a Constituição e a democracia é importante para todos nós, para a organização da nossa vida em sociedade, para que a gente possa ter futuro”, explicou a juíza-ouvidora.
Como parte da programação, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer a robô de inteligência artificial MARIA, primeira ferramenta de IA generativa do STF. Ela respondeu às perguntas da criançada, que, após os questionamentos, pôde tirar foto ao lado da nova amiga.
A experiência de conhecer de perto o Supremo surpreendeu Murilo Alves de Abreu, de 10 anos, aluno da 5ª série. “Conheci a história do STF, quantos anos tem, o trabalho desenvolvido aqui e muitas outras coisas aprendi”, disse.
Quem também tirou proveito da visita foi Rafael Arruda da Silva, de 7 anos, aluno da 2ª série. “Aprendi o que é a Constituição e que ela é importante porque guarda as leis”.
Para Alice Inácio de Holanda, de 10 anos, aluna da 5ª série, a animação contada no Plenário foi o que mais chamou a atenção. “Gostei do filme porque mostra a realidade do Brasil e como lidar com os nossos problemas”.
Na avaliação da professora Viviane Oliveira, da Escola Classe Cora Coralina, os estudantes puderam aprender na prática a teoria ensinada em sala de aula. “Quando eles têm essa oportunidade de vivenciar, de conhecer o local, de conhecer as pessoas que aqui trabalham, isso se torna uma coisa mais concreta, algo que eles entendem melhor como funciona”, considerou.
Lançado em 2023, o programa STF na Escola é uma ação de educação cidadã que busca mostrar a estudantes de ensino fundamental e médio o papel da Suprema Corte, da Constituição Federal e da democracia, utilizando material didático simples, divertido e de fácil compreensão.
O projeto é desenvolvido dentro e fora do Tribunal, quando um voluntário do STF vai até a unidade escolar apresentar o conteúdo e esclarecer as dúvidas dos estudantes sobre a Constituição Federal e o funcionamento dos poderes e do Judiciário.
Desde a sua criação, centenas de estudantes de instituições de ensino do DF e de vários estados brasileiros já participaram do programa.
Saiba mais no portal STF na Escola e solicite a inscrição da sua escola.
(Jean Peverari//CF)
Fonte oficial:
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-na-escola-plenario-do-supremo-vira-sala-de-cinema-para-estudantes-do-distrito-federal/